Alguma vez já se sentiu “correndo atrás da máquina”? Essa expressão representa pessoas que estão vivendo um mês após o outro focadas em vencer as contas.
Certa vez, uma senhora pediu que eu fosse até a casa dela porque estava tendo muitas dificuldades de faturamento em sua microempresa – na época eu trabalhava no Sebrae. Minha surpresa foi que ela tinha muitos móveis, eletrodomésticos e eletrônicos novos, algo que não condizia com sua realidade financeira, que era de dificuldade.
“Sempre tive o sonho de ter tudo isso”, ela comentou. Ter sonhos é muito importante, o principal pilar da Metodologia DSOP, mas o erro cometido por essa empreendedora e por muitos brasileiros é não organizar os sonhos por prioridade (curto, médio e longo prazo). Dessa forma, adequaria seu orçamento e não estaria endividada.
Quando realizados fora do tempo correto, os sonhos se tornam um pesadelo, causando frustração e infelicidade. Não quero dizer que deixe de sonhar, pelo contrário, os sonhos nos “alimentam”, nos fazem sair da cama diariamente buscando melhorar como pessoa e como profissional.
Quero, contudo, que lembre que terá grande probabilidade de entrar no desequilíbrio financeiro se realizar o que deseja sem desenvolver e exercitar o hábito de poupar e definir prazos coerentes, dentro de suas atuais possibilidades.
Portanto defina suas prioridades, coloque no papel e destine parte de seus ganhos para realizar o que deseja. Se neste momento ainda não é possível, procure se reorganizar financeiramente. Vivemos em um mundo de escolhas, então escolha seus sonhos no seu tempo, dentro de suas possibilidades. Pense menos nos outros e mais na sua felicidade!
Fonte: Dsop/Carlos Eduardo Machado