Saldamento: Estudo do Sinpaf aprova critérios
07/08/2024

Saldamento: Estudo do Sinpaf aprova critérios

Conclusão preliminar do estudo não aponta incorreções

Na tarde de ontem, 06/08, o Presidente da Ceres, Murilo Xavier Flores, participou de mais uma live promovida pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário – Sinpaf. O objetivo do encontro foi apresentar os resultados preliminares do estudo elaborado pela Dra. Andrea Vanzillotta, atuária contratada pelo Sindicato para avaliar os riscos do Saldamento do plano Embrapa Básico. Clique aqui para assistir. 

A live contou ainda com a participação do Presidente do Sinpaf, Marcus Vinícius Vidal; do Diretor Jurídico do Sindicato, Adilson Mota, e da Advogada, Dra. Glaucia Costa, da LBS Advogadas e Advogados. 

Em suas considerações iniciais, Andrea Vanzillotta declarou que teve total acesso às informações e assistência do corpo técnico da Ceres. “Todas as minhas dúvidas foram respondidas de forma objetiva e satisfatória, inclusive com indicação de fontes”, disse ela. 

De posse das informações, a atuária analisou toda a sistemática do Saldamento. Durante a live, apresentou a metodologia de cálculo do benefício saldado, que considerou correta e adequada, pelo fato de levar em conta fatores específicos e não apenas o tempo de contribuição para o plano. 

Sobre o Embrapa-FlexCeres, Andrea Vanzillotta se posicionou totalmente favorável à adesão ao plano após o saldamento. As simulações apresentadas por ela apontam que, caso optem pela adesão, cerca de 95% dos participantes não iminentes terão ganho somando o valor do benefício garantido no plano saldado com valor do benefício acumulado no FlexCeres.  

Quanto às premissas atuariais, Dra. Andrea as considerou condizentes com a natureza do plano Embrapa Básico e em linha com as tendências utilizadas no mercado de previdência e seguros. A conclusão preliminar do estudo não aponta incorreções técnicas, apenas pontos de melhoria. Perdeu a live? Clique aqui para assistir. 

Ao final da live, os presentes foram informados de que a decisão sobre o Saldamento cabe à Embrapa. Murilo Flores declarou que, a patrocinadora aprovando o processo, a Ceres não medirá esforços para fazer simulações caso a caso e prestar atendimento a cada um dos participantes para que estejam seguros sobre a sua decisão. 

Outras notícias

Apenas 33% das EFPCs superaram o CDI em 2023 - A Ceres está entre elas!
As bets e seus riscos para a saúde financeira dos brasileiros
Momento Ceres - Embrapa Sede e Embrapa Cerrados
Eleições Emater-MG 2024