Comunicado – Novo Modelo de Gestão da Ceres
03/10/2024

Comunicado – Novo Modelo de Gestão da Ceres

O universo de fundos de previdência fechados está passando por grandes transformações, que tendem a se intensificar nos próximos anos. Essas mudanças são impulsionadas pela crescente crise no sistema de previdência pública, em decorrência do aumento da longevidade e da redução na proporção de contribuintes em relação aos beneficiários. Isso afeta diretamente a sustentabilidade do modelo atual. Além disso, o aumento gradual da educação financeira da população tem levado a um novo olhar sobre o planejamento da renda ao longo da vida, tanto para o curto, quanto para o médio e o longo prazos.

Diante desse cenário e após seis meses de análise profunda dos desafios, problemas, ameaças e oportunidades da Ceres Previdência, bem como do contexto mais amplo da previdência no Brasil e no mundo, decidimos por uma proposta de mudanças significativas. Essas mudanças se baseiam em estudos sobre as relações com participantes, assistidos, patrocinadoras e instituidoras, relatórios de auditorias e do Conselho Fiscal, e nas melhores práticas de gestão de fundos de previdência.

A implementação dessas mudanças será guiada pela metodologia OKR (Objetivos e Resultados – Chave), que nos permitirá perseguir metas mensuráveis com base em objetivos estratégicos e táticos claros. Acreditamos que este é o momento ideal para ousar em prol de transformações que beneficiarão todos os nossos clientes.

Para tanto, será necessário um esforço coordenado de todos os setores da Fundação, o que resultará em uma profunda transformação na nossa cultura organizacional, sempre focada no sucesso de nossos participantes, assistidos, patrocinadoras e instituidoras. O sucesso do cliente é nosso objetivo central, o que significa alcançar os melhores resultados para todos. Isso passa, evidentemente, por realizar os melhores investimentos para garantir o cumprimento das metas atuariais, sempre respaldadas por premissas adequadas, especialmente em relação à longevidade.

No entanto, precisamos ir além. Gerar os melhores resultados de investimentos em conjunto com premissas aderentes, é apenas parte do processo. Nossa maior missão é garantir uma gestão eficiente da renda dos aposentados e pensionistas. Queremos que a Ceres se posicione como uma verdadeira consultora de renda para os aposentados, maximizando os benefícios da poupança previdenciária e assegurando uma aposentadoria digna.

Além disso, precisamos estar mais próximos das Patrocinadoras e Instituidoras, com mais constância, para discutirmos com suas instâncias legais e representativas os cenários em que seus Planos estão inseridos e decisões a serem tomadas.

Por isso, nosso novo modelo de gestão será sustentado por dois pilares fundamentais: gestão de renda e comunicação ativa com todos os nossos clientes. Vamos adotar uma comunicação constante, objetiva e transparente, com informações claras e de fácil compreensão para todos. Reconhecemos a fragilidade na comunicação atual e isso precisa ter prioridade absoluta para poder gerar segurança e tranquilidade.

Outro ponto importante é a mudança da nossa sede atual para um espaço também pertencente ao patrimônio dos Planos, no Edifício Corporate Financial Center, localizado em Brasília/DF. Essa mudança facilitará a integração dos setores, promovendo uma atuação mais alinhada para o alcance de nossas metas, que muitas vezes requerem esforços conjuntos, além da otimização do espaço físico. Ademais, essa nova sede gerará uma economia anual de aproximadamente R$ 1,5 milhão, valor que será revertido para os Planos. A venda da sede atual também contribuirá para o aumento da liquidez dos Planos e para a redução de riscos futuros.

Acreditamos que, ao longo dos próximos três anos, consigamos implementar essas transformações e posicionar a Ceres em um novo patamar de excelência, consolidando-a como uma das principais referências no setor de previdência fechada no Brasil. Estamos comprometidos em manter a transparência e a segurança dos nossos clientes como prioridades absolutas.

Acesse aqui um pequeno resumo que busca sintetizar o que representa o novo modelo de gestão, aprovado pela Diretoria Executiva da Ceres e pelo Conselho Deliberativo. O processo em si é muito mais complexo do que o resumo apresenta. Ressaltamos que os resultados-chave poderão ser ajustados anualmente, conforme as metas forem alcançadas, garantindo dinâmica ágil e eficiente no acompanhamento do progresso, que será dado conhecimento a todos. Informações um pouco mais detalhadas podem ser encontradas em nosso site.

Certos de contarmos com sua parceria nesse processo contínuo de construção de um fundo de previdência à altura de seus participantes, assistidos, patrocinadoras e instituidoras, antecipadamente agradecemos a atenção dispensada e desejamos que os frutos dessa transformação possam ser colhidos satisfatoriamente pelos clientes da Ceres.

Atenciosamente,

 Murilo Xavier Flores              Washington Luiz de Carvalho e Silva          Jobson Dantas de Barros           

Diretor-Presidente                      Diretor de  Previdência               Diretor de Investimentos  

                   

Outras notícias

Apenas 33% das EFPCs superaram o CDI em 2023 - A Ceres está entre elas!
As bets e seus riscos para a saúde financeira dos brasileiros
Momento Ceres - Embrapa Sede e Embrapa Cerrados
Eleições Emater-MG 2024