O cartão de crédito permite adquirir coisas na hora em que precisamos, pagando até 40 dias depois ou parcelando, sem juros, em várias vezes. A comodidade e facilidade tornam o uso do produto bem frequente no dia a dia. O cartão pode ser, também, um jeito de fazer controle financeiro, concentrando todos os pagamentos em uma determinada data. Mas muita gente costuma se enrolar – e bastante! com o cartão.
Confira dicas que podem ajudar você a usufruir dos benefícios de seu cartão de crédito de maneira segura e sem sem enrolar.
1. Compare preços
Antes de contratar um cartão, é importante pesquisar preços, taxas e benefícios que melhor se encaixem com o seu estilo de vida. Com o Open Finance, essa comparação vai ficou ainda mais fácil. Ao compartilhar seus dados com outros bancos, você pode acessar mais ofertas para produtos bancários tradicionais e encontrar aquela que melhor se adequa à sua necessidade. Pesquisar e comparar preços, aliás, vale para tudo o que você for comprar. Ao fazer isso, você economiza ou, ainda, pode ter acesso a mais serviços pelo mesmo preço.
2. Prevenir é melhor que remediar
Estabelecer uma rotina para abastecer a casa pode ser bom para o bolso e gerar menos preocupações depois. Planejando, você pode ir ao supermercado no dia do sacolão, em que os preços estão mais baixos, por exemplo. Ao contrário, se você usa livremente o cartão sem se preocupar com a chegada da fatura, a tendência é perder o controle das finanças mais facilmente.
Na prática, essa organização tem dois ingredientes principais: fazer uma lista de compras bem completa – e se ater a ela – e definir um limite máximo para gastar cada vez que for às compras. Ter um teto para cada tipo de despesa, das menores às maiores, é uma boa prática para quem costuma se empolgar diante das prateleiras ou lojas online. Se você definiu que vai gastar até R$ 200,00 em roupas ou acessórios no mês, grude nesse valor!
Isso evita que você se deixe levar pelo limite do cartão. O limite é o quanto você poderá pagar no final do mês sem precisar recorrer ao parcelamento.
3. Vai parcelar? Não se esqueça de incluir no orçamento dos meses seguintes
O limite do cartão é reduzido até o pagamento e, por isso, planejar os meses seguintes antes de efetuar uma compra é a melhor maneira de evitar complicações futuras. Você também pode antecipar o pagamento de compras parceladas com juros. Além de trazer seu limite de volta, o valor da dívida cai por conta do desconto dos juros sobre as parcelas antecipadas. Outra dica é incluir no orçamento as parcelas de todas as compras realizadas, enquanto durar o parcelamento.
4. Não use o limite do cartão como se fosse renda
Muitas pessoas usam o limite do cartão de crédito como se ele fizesse parte da renda mensal e acabam, com bastante frequência, parcelando a fatura do cartão. Mas é preciso lembrar que créditos sem garantias, como o rotativo, costumam ter taxas de juros mais elevadas do que outros tipos de empréstimos. Eles estão lá, à disposição, para serem usados naqueles momentos em que mais precisamos – e por pouco tempo.
Para evitar esse enrosco, é preciso pôr as contas no papel e entender se você está no positivo ou no negativo. Contando tudo o que entra e tudo o que sai no mês, o valor dos gastos deve ser inferior ao dos ganhos. Ou, no mínimo, empatar. O desequilíbrio, ou seja, gastar mais do que ganha contando com o limite do cartão, pode levar rapidamente ao descontrole e ao endividamento.
5. Pague a fatura na data de vencimento
Pagar a conta do cartão na data correta é uma forma de evitar gastos desnecessários. Para não perder o prazo e pagar juros, coloque o pagamento da fatura no débito automático, inclua um lembrete na sua agenda, programe um aviso no celular ou no aplicativo do seu banco. Vale tudo para não esquecer!
Programar o vencimento da fatura para a mesma data em que você recebe o salário é outra boa medida. Assim, você não corre o risco de gastar o dinheiro antes de pagar a fatura. Se a data de vencimento do cartão não permite esse planejamento, você pode solicitar a alteração para que ela seja mais confortável para você.
6. E se o limite acabar?
Se você usou o limite todo, é possível que fique impossibilitado de fazer compras com o seu cartão até que pague a fatura e as parcelas pendentes. Em vez de pedir um aumento do limite, a dica é quitar a fatura antes de usar novamente o cartão. Lembre-se que, ao pagar as contas em dia, você garante um bom score de crédito, o que ajuda a aumentar seu limite. Outra forma de obter um limite mais robusto é usar o cartão com mais consciência, ganhando a confiança dos credores.
7. Como cuidar de mais de um cartão
Usar mais de um cartão de crédito no dia a dia requer cuidados redobrados. Para evitar que as coisas saiam do controle caso a soma dos cartões seja um valor maior do que você pode pagar, você pode incluir todos os seus cartões na sua lista de gastos e limites estipulados, como demonstrado acima.
8. Em caso de negociação, sabia como lidar
Se precisar negociar dívidas no cartão, faça um planejamento colocando todas as contas no papel e estudando um valor de parcela que caiba no seu bolso. Assim você vai saber direitinho quanto pode comprometer do seu orçamento sem se enrolar novamente. Para ajudar nisso, veja nossa matéria sobre Negociação de dívidas. A negociação deve ser feita assim que possível.
9. Anuidade e benefícios
Algumas empresas oferecem benefícios como troca de pontos acumulados nas compras por bônus em mercadorias, descontos em serviços e até passagens aéreas. Geralmente, a quantidade e a variedade de benefícios são definidos na contratação e estão relacionados à anuidade ou mensalidade que você para ter o cartão. Veja se você realmente precisa e usa os serviços que tem à disposição. Lembre-se que pequenos valores, somados, acabam pesando no orçamento.
10. Pesquise créditos mais baratos
Com a expansão do Open Finance, ampliam-se as oportunidades para trocar uma linha de crédito por outra mais em conta. Você poderá comparar, mais facilmente, as taxas cobradas pelas instituições e, se receber uma proposta melhor, pode solicitar a portabilidade da dívida para outro banco. Se está com problemas com a anuidade de cartão, ou os serviços disponíveis não contemplam suas necessidades, pesquise outras possibilidades. Antes, converse com sua instituição para negociar.
Esperamos que esta leitura tenha ajudado você a entender melhor como tirar o melhor proveito do seu cartão de crédito! Se você gostou das dicas, compartilhe com amigos e familiares que também podem se beneficiar dessas informações.
Fonte: Meu Bolso em Dia / Febraban