Um Ano de Avanços e Transformações Estratégicas
27/03/2025

Um Ano de Avanços e Transformações Estratégicas

Há um ano, a gestão da Ceres mudou. Desde então, a Fundação vem passando por uma série de mudanças administrativas, financeiras e culturais. Com foco na modernização, transparência e sustentabilidade dos planos, a gestão atual tem conduzido uma transformação organizacional.

Entre os destaques está a revisão rigorosa de contratos com pessoas físicas e jurídicas, trazendo mais controle, publicidade e critérios ao processo de compras e contratações. 

O modelo de gestão também passou a seguir a metodologia OKR (Objetivos e Resultados-Chave), alinhando metas estratégicas e avaliando o desempenho de forma mais precisa. A equipe foi parcialmente renovada. Contratações estratégicas de profissionais com experiência e visão de mercado fortaleceram áreas antes fragilizadas, sem aumentar os custos com pessoal. 

Outro marco importante foi a decisão de mudança de sede, o que gerará uma economia estimada de R$ 23 milhões em 10 anos. Essa medida integra o plano de racionalização de despesas, que inclui ajustes em contratos de saúde e benefícios.

No campo da governança, foram implantadas a Auditoria Interna e a Ouvidoria, mesmo sem exigência legal, reforçando o compromisso com a transparência e boas práticas. A comunicação com os participantes e patrocinadoras também foi reformulada, com novos canais, como podcasts, redes sociais e reuniões mais frequentes com as patrocinadoras e instituidora.

Na área de investimentos, a Ceres reposicionou sua estratégia, com foco em títulos públicos indexados à inflação, diversificação com ações de empresas menores (Small Caps), venda de imóveis deficitários e avaliação de aplicações no exterior. O desempenho dos fundos deve ser mais bem percebido com a adoção da “marcação na curva”, que corrige distorções causadas pelas oscilações de mercado.

Entre as ações voltadas aos benefícios, destacam-se a campanha de atualização cadastral, reforço na verificação de óbitos e a contratação de uma nova consultoria atuarial. Uma segunda opinião independente sobre os cálculos também está em fase de implantação, garantindo ainda mais segurança na projeção dos compromissos futuros.

Além disso, um Clube de Benefícios começa a ser estruturado em parceria com a Associação Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Ceres – ANAPEC, com vantagens exclusivas para participantes e assistidos.

Para os próximos anos, a gestão projeta a intensificação do uso de inteligência artificial e a consolidação da cultura organizacional com foco no cliente e no crescimento do número de participantes. A Ceres se prepara para um cenário em que o número de assistidos deve superar o de participantes ativos, exigindo ainda mais eficiência e inovação.

Fonte: Ceres

Outras notícias

Um Ano de Avanços e Transformações Estratégicas
Dirigentes da Ceres se reúnem com patrocinadoras e instituidora em Minas Gerais
Ceres Online EDIÇÃO 30
STF decide que planos de previdência privada não devem ser tributados pelo ITCMD