Taxa de Juros Atuarial
O que é?
A taxa de juros atuarial é uma estimativa da rentabilidade futura dos investimentos do plano, utilizada para calcular o valor presente das obrigações futuras, como aposentadorias e pensões. Em outras palavras, ela serve para descontar os pagamentos futuros para o valor atual, permitindo uma avaliação mais precisa da situação financeira do plano.
Como a taxa de juros impacta os Planos Básicos e Saldados?
Os planos de Benefício Definido são os mais sensíveis às variações da taxa de juros, pois as os valores dos benefícios são predefinidos e o valor presente dessas obrigações é diretamente calculado utilizando a taxa de juros atuarial. Uma redução na taxa de juros pode levar a um aumento significativo do passivo atuarial desses planos.
A variação da taxa de juros pode transformar um plano superavitário em deficitário ou vice-versa. Uma redução da taxa de juros, por exemplo, pode gerar um déficit atuarial, exigindo contribuições adicionais dos participantes ou patrocinadores.
Como a taxa de juros afeta os Planos FlexCeres?
Na fase de acumulação, a taxa de juros atuarial, nesse caso, serve como um indexador para a fase de acumulação dos recursos do participante. Ou seja, o saldo do participante é atualizado periodicamente por esse índice, refletindo o desempenho esperado dos investimentos.
Na fase de benefício, a taxa de juros atuarial é utilizada para calcular a renda vitalícia do participante. No entanto, a influência dessa taxa é menor em comparação com os planos BD, pois a renda do participante está mais ligada ao valor acumulado e às condições de mercado no momento do benefício.